Brasileiro Sub 21 – São Paulo Campeão no Feminino e Vice-Campeão no Masculino

No primeiro dia de competições do Campeonato Brasileiro Júnior de Judô 2017 levou atletas de cinco categorias de peso ao tatame do Centro de Treinamento da CBJ, em Lauro de Freitas, na Bahia. A jornada definiu os campeões dos pesos Super Ligeiro, Ligeiro, Meio Leve, Leve e Meio Médio, tanto no feminino, quanto no masculino.

“Estar na casa do judo nacional, abrindo esse campeonato brasileiro, que é o meu primeiro, é uma satisfação muito grande. Digo a vocês que nessa nova caminhada na gestão do judô teremos a representatividade de todas as classes, atletas, técnicos, árbitros e federações, como podemos ver na formação dessa mesa de honra”, disse o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, durante a cerimônia de abertura neste sábado, 27. A mesa foi formada pelos presidentes Jucinei Costa (FJERJ) e Marcelo Ornelas (FEBAJU); pelo técnico do Minas Tênis Clube, Floriano Almeida; pelo árbitro FIJ A Aluisio Shorte; e pela atleta campeã olímpica, Sarah Menezes, que acompanhou todas as lutas e premiou os atletas medalhistas.

“Eu adorei a competição. Foi a primeira vez que eu vim dar uma olhada mais de perto no Campeonato Brasileiro Sub 21. Gostei do que vi, do nível técnico dos atletas, da organização também. E gostaria de vir mais vezes. É uma outra percepção para quem vê de fora. Foi muito bacana ver esses jovens atletas buscando seu espaço”, avaliou a piauiense.

Com um ouro e duas pratas, a seleção do Rio Grande do Sul liderou, parcialmente, o quadro geral de medalhas no masculino, seguida por São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Maranhão, respectivamente.

No feminino, quem tomou a dianteira foram as meninas de São Paulo, com dois ouros e três pratas, seguidas por Rio de Janeiro, Distrito Federal, Amazonas e Paraná, respectivamente.

As disputas dos pesos Médio, Meio Pesado e Pesado fecharam o Campeonato Brasileiro de Judô Sub 21 2017 no domingo, 28. Os estados de São Paulo, no feminino, e Rio de Janeiro, no masculino, lideraram o quadro geral de medalhas ao final dos dois dias de competição.

O pódio masculino ficou com São Paulo, em segundo, Rio Grande do Sul, em terceiro, Distrito Federal, em quarto, e Santa Catarina, em quinto.

No feminino, o Rio ficou com o vice-campeonato geral, seguido por Distrito Federal, em terceiro, Minas Gerais, em quarto, e Amazonas, em quinto.

“Existe uma integração entre os clubes no estado de São Paulo e nosso sistema de regionalização que é o nosso diferencial. A gente consegue dentro de um estado grande como São Paulo unir todos em prol do desenvolvimento do nosso judô”, avaliou Argeu Maurício de Oliveira, chefe da delegação de São Paulo, que foi campeão no feminino com três ouros, quatro pratas e dois bronzes.

O Campeonato Brasileiro Sub 21 é uma das etapas que distribui mais pontos no Ranking Nacional da classe e será fator decisivo para a formação da seleção brasileira Júnior que representará o país no Campeonato Pan-Americano e no Mundial da classe em 2017.

Fair Play

Um dos destaques da competição foi a bela atitude da judoca paulista Larissa Cincinato Pimenta. A campeã do peso Ligeiro (48kg) Sub 21, ajudou a vice-campeã, Natasha Ferreira (PR), lesionada no braço, a amarrar a faixa ao final da luta.

O Presidente da F.P.Judô, Alessandro Puglia parabeniza a atleta pelo gesto solidário que sensibilizou a todos. A notícia correu o país. “Que seja um exemplo para todos”, finalizou Puglia.

Confira todos os resultados:

Quadro geral de medalhas por entidade
Resultado final individual por categoria

– Súmula e resultado final (44kg)
Súmula e resultado final (48kg)
Súmula e resultado final (52kg)
Súmula e resultado final (57kg)
Súmula e resultado final (63kg)
Súmula e resultado final (55kg)
Súmula e resultado final (60kg)
Súmula e resultado final (66kg)
Súmula e resultado final (73kg)
Súmula e resultado final (81kg)
Súmula e resultado final (70kg)
Súmula e resultado final (78kg)
Súmula e resultado final (+78kg)
Súmula e resultado final (90kg)
Súmula e resultado final (100kg)
Súmula e resultado final (+100kg)

Com informações da Assessoria de Imprensa da CBJ

Fotos: Mayara Ananias/CBJ

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fique por dentro de eventos e notícias locais das Delegacias Regionais

Nossos Parceiros

Logo Parceiros