Um desfile de medalhistas olímpicos e mundiais. O treinamento conjunto das seleções nacionais de Brasil, França e Holanda, desde o último dia 7, em São Paulo, reuniu grandes nomes do judô na atualidade. Sarah Menezes, Felipe Kitadai, Mayra Aguiar, Rafael Silva, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo, Ketleyn Quadros, Luciano Correa e Rafaela Silva, que subiram ao pódio em edições recentes de Jogos Olímpicos ou Campeonatos Mundiais, receberam atletas como os holandeses Guillaume Elmont, Dex Elmont, Henk Grol e as francesas Gevrise Emane, Audrey Tcheumeo e Automne Pavia.

O treinamento de campo seguiu até o último sábado, dia 16. Neste período, além dos atletas das três seleções, muitos atletas de São paulo e de outros estados também puderam participar dos treinamentos. E teve atletas que mesmo estando afastados de treinos de alto rendimento, vestiram o kimono e compartilharam suas experiências com os demais judocas. Foi o caso do Campeão Olímpico Aurélio Miguel, que fez questão de treinar com Rafael Silva e Renan Nunes. O presidente da Federação Paulista de Judô, Alessandro Puglia, que no primeiro dia dos treinamento de campo fez questão de recepcionar os judocas, desejando-lhes boas vindas, também visitou a Arena Olímpica no Ibirapuera, na quinta-feira, dia 14, para treinar.

“Reunimos no tatame duas das principais forças do judô na Europa, ao lado do Brasil, que também é uma grande escola. Como no curto prazo não nos enfrentaremos, já que a próxima competição de cada seleção é seu campeonato continental, temos um treino bem franco. Além de darmos oportunidade a um número grande de atletas de treinar com judocas de altíssimo nível”, avalia o coordenador técnico internacional da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson.

A delegação do Brasil foi composta por 80 pessoas, entre judocas, comissão técnica e apoio administrativo. Os estrangeiros somaram 55 pessoas. O treinamento foi uma parceria entre a CBJ, Comitê Olímpico Brasileiro e a Federação Paulista de Judô.

Imprensa FPJ

Fotos: Alberto Nunes Jr