FPJ - FEDERAÇÃO PAULISTA DE JUDÔ
ARTIGOS
Protetor Bucal Personalizado

 

ACIDENTES DENTAIS SÃO O MAIS COMUM TIPO DE ACIDENTE OROFACIAL E A MAIORIA DESTES ACIDENTES PODEM SER PREVENIDOS COM O USO DO PROTETOR BUCAL PERSONALIZADO.

SEGUNDO A ACADEMIA AMERICANA DE ODONTOLOGIA ESPORTIVA O USO DO PROTETOR BUCAL PERSONALIZADO DIMINUI EM 80% O RISCO DO TRAUMA DENTAL.

CADA ATLETA ENVOLVIDO COM ESPORTES DE CONTATO TEM POR TEMPORADA, 10% DE CHANCE DE SOFRER UM ACIDENTE DENTAL OU ORAL.

SEM O USO DO PROTETOR BUCAL PERSONALIZADO O ATLETA TEM 60 VEZES MAIS CHANCE DE SOFRER UM FERIMENTO NOS DENTES SE NÃO ESTIVER USANDO UM PROTETOR BUCAL.

O PROTETOR BUCAL É USADO NA ARCADA SUPERIOR POIS OS DENTES MAIS ATINGIDOS SÃO INCISIVOS SUPERIORES.

CASO O ATLETA USE APARELHO ORTODÔNTICO FIXO, É COLOCADO EM AMBAS AS ARCADAS POIS A POSSIBILIDADE DE FERIMENTOS É MAIOR.

BASICAMENTE SÃO DOIS OS TIPOS DE PROTETORES BUCAIS :

O "FERVE E MORDE" E O PERSONALIZADO.

O"FERVE E MORDE" É MUITO INFERIOR AO "PERSONALIZADO" E DÁ UMA FALSA SENSAÇÃO DE SEGURANÇA POIS ELE NÃO SE ADAPTA À BOCA DO ATLETA E PODE INCLUSIVE FERÍ-LO.

É COMPRADO EM LOJAS DE ESPORTES( UM SÓ TAMANHO):

COLOCA-SE NA ÁGUA FERVENDO E É ADPTADO NA BOCA.

PARA MANTÊ-LO EM POSIÇÃO É NECESSÁRIO QUE O ATLETA PRECISE FICAR DE BOCA FECHADA PARA O PROTETOR NÃO CAIR DA BOCA.

Roberto Bistulfi

 

COMO É FEITO

1ª CONSULTA: EXAME CLÍNICO PARA SABER DAS CONDIÇÕES BUCAIS, SE USA APARELHO ORTODÔNTICO, TIPO DE MORDIDA, ETC.,MOLDAGEM DA ARCADA SUPERIOR E ESCOLHA DA COR

2ª CONSULTA: COLOCAÇÃO DO PROTETOR E AJUSTES, SE NECESSÁRIOS.

 

DO QUE É FEITO

PLACA DE SILICONE PRENSADA SOBRE MODÊLO DE GESSO.

POR SER DE SILICONE E CONFECCIONADO SOBRE O MODELO DA ARCADA DO ATLETA, É SUPER BEM ADAPTADO, É MACIO, CONFORTÁVEL E PODE SER COLORIDO OU TRANSPARENTE.

 

VANTAGENS

O PROTETOR BUCAL PERSONALIZADO, POR SER BEM ADAPTADO, NÃO ATRAPALHA NA RESPIRAÇÃO(OXIGENAÇÃO)POSSIBILITANDO AO ATLETA FALAR, INGERIR LÍQUIDOS, SEM PRECISAR RETIRÁ-LO.

O PROTETOR PROTEGE OS DENTES, OS LÁBIOS, LÍNGUA, BOCHECHAS, E TAMBÉM TEM POR FUNÇÃO ABSORVER O IMPACTO DOS DENTES SUPERIORES CONTRA OS DENTES INFERIORES.

"A DIFERENÇA DO PROTETOR BUCAL PERSONALIZADO E O COMPRADO EM LOJAS, É A MESMA DE UM ATLETA CORRER USANDO SANDÁLIA E OUTRO USANDO TÊNIS "

A IMPORTÂNCIA DO PROTETOR É, ALÉM DA PROTEÇÃO, MELHORAR O RENDIMENTO DO ATLETA, POIS ÊLE NÃO PRECISA SE PREOCUPAR EM SEGURAR O PROTETOR, E COM ISSO MELHORA A ATENÇÃO E RENDIMENTO NO ESPORTE.

SE UM ATLETA TEM UM FERIMENTO NOS DENTES OU LÁBIOS E HÁ UM SANGRAMENTO ABUNDANTE, POR MELHOR QUE SEJA O ATLETA, ÊLE ESTARÁ FORA DA COMPETIÇÃO.

NOS ESTADOS UNIDOS É MANDATÓRIO O USO DO PROTETOR BUCAL PARA O FUTEBOL AMERICANO DESDE 1962.

A INCIDÊNCIA DE ACIDENTES BUCAIS E DENTAIS EM ATLETAS DO FUTEBOL AMERICANO É DE SOMENTE 7% MESMO SENDO UM ESPORTE DE IMPACTO E NO ENTANTO NO BASQUETE A INCIDÊNCIA DE TRAUMAS DENTAIS É DE 30%, POIS NÃO É OBRIGATÓRIO O USO DO PROTETOR, PORÉM VÁRIOS ATLETAS DA NBA, USAM O PROTETOR BUCAL PERSONALIZADO.

NA AUSTRÁLIA ONDE SE JOGA RUGBY OS ATLETAS USAM O PROTETOR.

O PROTETOR É INDICADO PARA TODOS OS ESPORTES DE IMPACTO E CONTATO:

ARTES MARCIAIS(JUDÔ, JIUJITSU,KARATÊ, TAE KWON DO), BOXE,BASQUETE,SKATE, MOUNTAIN BIKE, HOCKEY IN LINE,HIPISMO, POLO AQUÁTICO,HANDBALL, RUGBY, FUTEBOL, VOLLEYBALL, LUTA GRECO ROMANA,SUMÔ, LEVANTAMENTO DE PESO, ETC.

O USO DO PROTETOR NÃO SE RESTRINGE A ATLETAS DE COMPETIÇÃO, MAS A ADULTOS, JOVENS E CRIANÇAS QUE NECESSITEM DE PROTEÇÃO EXTRA PARA OS DENTES(POR EX. JOVEM QUE SOFREU TRAUMATISMO DENTAL E PRECISA DE PROTEÇÃO MAIOR.

JORGE MACACO(JIU-JITSU,VALE TUDO) CARLÃO BARRETO(VALE TUDO), CACCIATTORE(BOXE), SEL.BRASILEIRA FEMININA DE PÓLO AQUÁTICO,SEL. OLÍMPICA DE BOXE(ATLANTA 1996).

É FEITO NO CONS. E A DURABILIDADE É DE APROXIMADAMENTE 1 ANO( QUANDO O ATLETA TROCA DE TÊNIS , TROCA O PROTETOR).

O CUSTO DO PROTETOR FEITO PELO DENTISTA É MAIOR EM TERMOS DE VALORES, PORÉM OS BENEFÍCIOS QUE TRAZ AO ATLETA É BEM COMPENSATÓRIO.

ROBERTO BISTULFI, 43 ANOS
FORMADO HÁ 18 ANOS COM ESPECIALIDADE EM RADIOLOGIA.
MEMBRO DA AMERICAN ACADEMY FOR SPORTS DENTISTRY E DA NATIONAL YOUTH SPORTS FOUNDATION(USA) FUNDAÇÃO AMERICANA PARA SEGURANÇA DOS ESPORTES)

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO

  • ODONTOLOGIA ESTÉTICA
  • ODONTOLOGIA ESPORTIVA
  • ATENDIMENTO DOMICILIAR

 

R. PROF. JOÃO MARINHO, 175
04007-010-IBIRAPUERA-SÃO PAULO
FONE/FAX.: 3887-7036
Email : bistulfi@uol.com.br

 


 

FPJ - Rua Airosa Galvão, 45 - Bairro Água Branca - CEP 05002070 - São Paulo - SP. - Fone / Fax: (11) 3862-0749 - 3673-0497

CAT - Centro de Aperfeiçoamento Técnico da FPJ R. Airosa Galvão, 45 - Água Branca - SP/Capital - Fone: (11) 3672-5649

© FPJ - Federação Paulista de Judô - Todos os direitos reservados

Designed by Maxdesign